domingo, 28 de julho de 2013

Ser Espiritual: da Evidência à Ciência


Sinopse
«[…] A melhor bagagem para iniciar a viagem da leitura deste livro é uma mala vazia de tudo menos da surpresa de se deixar conduzir pela visão de um homem mais conhecido pela sua vida empresarial de êxito […].»

MARIA DE SOUSA - Professora do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto

«[…] Luís Portela oferece o visível a quem já vê, levantando do mesmo passo, a quem aspira a ver um pouco mais, a cortina que esconde paisagens por enquanto não de todo evidentes.»

MÁRIO CLÁUDIO - Escritor
«[…] Após a sua leitura, fica-se com um sentimento de coerência do sentido da vida, mas também com um conhecimento que nos desperta uma paz inquieta, para querer saber mais.»

MÁRIO SIMÕES - Professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

Aparentemente, a Humanidade tem feito uma grande progressão no domínio tecnológico, mas, mantendo-se embriagada com a exploração material e distraída com um mar de futilidades, tem deixado para segundo plano a exploração do espiritual. O ter tem-se sobreposto ao ser. E, recentemente, parece que já nem faz falta ter, basta parecer.

Tendo assumido a ilusão tal dimensão, parece oportuno procurar recentrar o Homem no âmago do ser. Foi o que o autor procurou fazer, cruzando os saberes tradicionais com os resultados da investigação científica recente e sugerindo um prévio despojamento de conceitos e preconceitos, uma grande abertura a uma perspetiva diferente dos conhecimentos aceites pela cultura vigente. Ou seja, uma real abertura do leitor a perspetivar o Universo a partir do seu eu espiritual.

Retirado de www.gradiva.pt

domingo, 21 de julho de 2013

Papa Francisco

As profecias de São Malaquias, abade irlandês que viveu no século XII, são uma lista de cento e oito breves descrições em latim para cada um dos papas da Igreja desde esse século até hoje.
De acordo com vários estudiosos das profecias de São Malaquias (ex: Peter Bander) o atual papa é o último desta lista.
A descrição para o papa cento e oito refere o seguinte:

"Petrus Romanus - Na derradeira perseguição da Santa Igreja Romana reinará Pedro, o Romano, que apascentará o seu rebanho no meio de muitas adversidades após o que a cidade das sete colinas será destruída e o terrível juiz julgará o povo"

Será o Papa Francisco o referido Petrus Romanus? A acreditar na sequência de cento e oito papas da profecia, aparentemente sim, mas corresponderá, de alguma forma, o perfil do atual papa a esta designação?
Se analisarmos as anteriores descrições, verificamos que a correspondência ao papa em questão é, normalmente, indireta e subtil.
A designação "Petrus Romanus" indicia um regresso do papa às origens da Igreja e dos valores difundidos há 2000 anos por Jesus (de acordo com os livros do Novo Testamento). Ao escolher o nome Francisco, pelo seu discurso e práticas até ao momento, o atual papa está em sintonia com o aparente significado da designação Petrus Romanus.
Mais dois aspetos podem reforçar esta correspondência: o facto do atual papa ser descendente de italianos e de uma parte significativa do seu papado vir a ser dedicada à recuperação dos valores cristãos na cúria romana e na própria Igreja.

sábado, 15 de junho de 2013

Vislumbres do futuro são profecias?

Irlandês, emigrado para a América e jornalista no jornal The World, David Croly publicou, em 1888, um livro "profético" chamado "Glimpses of the future".

David Croly ficou conhecido pela sua capacidade de prever o futuro quando em 1871 previu a crise bancária americana de 1873.

No livro "Glimpses of the future", escrito no final do século XIX (curiosamente no ano de nascimento de Fernando Pessoa), David Croly profetiza acontecimentos como:

- a 1ª Guerra Mundial provocada pelo império alemão e em que estariam implicadas as grandes potências europeias;
- o desenvolvimento da Rússia como grande potência;
- a independência da Índia antes de 1950;
- a emancipação da mulher;
- o desenvolvimento da aviação como arma de guerra e meio de transporte.

O livro está disponível em:

http://www.archive.org/stream/glimpsesoffutur00crol#page/n7/mode/2up