sábado, 25 de junho de 2011

Profecia de Nostradamus normalmente relacionada com 11 de Setembro

Uma das profecias de Nostradamus que é relacionada com o ataque terrorista de 11 de Setembro de 2001 é a Quadra 97 da Centúria VI (tradução de livro de Jean Charles de Fontbrune):

Cinco e quarenta graus céu arderá
Fogo aproximar da grande cidade nova
Instante grande chama esparsa saltará
Quando se quererá dos Normans fazer prova

Associar esta quadra a este ataque é, claramente, complexo. Um primeiro problema começa quanto à indicação da localização deste acontecimento.
A latitude indicada será 45º ou 40,5º? Estaremos a falar do paralelo Norte ou do paralelo Sul?
Efectivamente, Nova Iorque, situa-se no paralelo 40,5º Norte (aproximadamente) e, como tal, poderemos considerar como possibilidade que a "cidade nova" referida seja Nova Iorque.
Mas, seguramente, seria possível encontrar outra(s) cidades no paralelo 40,5º ou 45º para as quais fosse possível justificar o epíteto de "nova".
Para além disso, a descrição dos dois primeiros versos não parece coincidir com o ataque de 11 de Setembro.
Já quanto aos dois últimos versos é possível relacionar com a América do Norte se associarmos Normans a homens do Norte. Neste caso, o significado do último verso seria  algo como "quando se quiser fazer sofrer os homens do Norte".
A associação desta quadra a um evento em Nova Iorque ocorreu apenas após 2001. Jean Charles de Fontbrune, no seu livro escrito em 1980, associa esta quadra a Genebra (cidade com latitude próxima dos 45º) e Normans (homens do Norte) à União Soviética interpretando a quadra como um prenúncio de ataque soviético ao Ocidente.

1 comentário:

  1. O retorno de Jesus acontecerá em 2020. Esperemos com amor a vinda do SENHOR.

    ResponderEliminar