domingo, 28 de agosto de 2011

2012 Profecia Maia

A primeira vez que ouvi falar em 2012 Profecia Maia foi em 1998 quando comprei um livro de ficção escrito por Alberto Beuttemuller - "2012 Profecia Maia". Verifiquei posteriormente que foi Jose Arguelles (falecido recentemente) um dos primeiros estudiosos dos calendários Maias e que divulgou as suas conclusões em vários livros (o primeiro editado em 1987). Desde então, multiplicaram-se os livros, sites, blogues, notícias que referem expressa ou implicitamente a existência de uma profecia Maia que se concretizará em 21.12.2012.
Na verdade, não existe registo de qualquer profecia. Em vez do termo "profecia" deveriamos utilizar o termo Calendário.
Os Maias e outros povos da MesoAmérica (como os Aztecas) desenvolveram vários calendários tendo como base ciclos de colheitas e os movimentos de planetas visíveis e Sol. O seu conhecimento do movimento dos astros era profundo. Os Maias utilizavam vários tipos de calendários mas o que está aqui em causa é o designado Calendário de Longa Contagem (também conhecido como Winaq May Kin) que cobre, aproximadamente, 5125 anos gregorianos (5200 anos maias). Cada período de 5200 anos é designado por Sol. Assim, em 21 de Dezembro de 2012 será completado o quarto Sol do calendário Maia e inciar-se-à o quinto Sol. Ou seja, completa-se um ciclo do calendário Maia de Longa Contagem e inicia-se um novo ciclo.
Concluindo, não existe registo escrito ou oral (transmitido ao longo das gerações) que possa ser considerado uma profecia ou que indique em concreto que vai ocorrer algo de extraordinário nessa data de transição de ciclo do calendário Maia.

De onde vem, então, a profecia apocalíptica associada a 21.12.2012?

Sem comentários:

Enviar um comentário